Quando alguém se depara com a língua alemã pela primeira vez, geralmente observamos duas reações: no caso de um aficionado por idiomas, ele vai considerar um desafio (inserir meme do “Challenge accepted”) e ficar louco para aprender e reproduzir essa língua tão bacana. Caso contrário, a pessoa pode se desmotivar bastante ao encontrar palavras como Wirtschaftswissenschaften.

Mas, de modo geral, a reação é:

AIMEUDEUSPORQUETANTALETRAJUNTACREIOEMDEUSPAI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

palavras mais frequentes em alemão

Fot. Cuito Cuanavale / flickr

Na verdade, o alemão é um idioma bem lógico e acaba fazendo composições de palavras para designar uma coisa só. Tomemos, por exemplo, o curso de Ciências econômicas. Em português utilizamos duas palavras para designar esse tipo de formação, ao passo que em alemão, junta-se tudo em uma palavra, a saber, aquela do início do post: Wirtschaftswissenschaften.

Entendendo a lógica, fica fácil! É só separar as palavras. Outro exemplo: Wörterbuch. É a palavra alemã para dicionário e vem da junção de Wörter (plural de Wort, palavra em português) e Buch (livro, em português).

Para praticar, outra palavra que pode assustar os mais desavisados: Großstadtdschungel. A palavra é composta pelo adjetivo groß (que significa grande, em português), e pelos substantivos stadt (cidade) e dschungel (selva, parecido com o jungle, do inglês). Ou seja, uma selva urbana. Ou ao pé da letra, selva de cidade grande (metrópole).

Viu só? Alemão é super simples! Agora para curar o seu trauma de palavras grandes em alemão selecionamos com base na lista do Duden (dicionário alemão) as palavras mais frequentes (ou die häufigste Wörter) do idioma: anime-se! Elas são bem curtinhas!

1.         der, die, das [bestimmter Artikel] (o, a, artigo neutro – artigos definidos)

2.         in (em)

3.         und (e)

4.         sein (ser)

5.         ein (um, pronome indefinido)

6.         zu (para)

7.         von (de, desde)

8.         haben            (ter)

9.         werden (tornar-se, ficar)

10.      mit (com)

11.      an (ao, à, junto de)

12.      der, die, das [Relativpronomen] (que, pronome relativo)

13.      auf (sobre)

14.      sich (se, pronome reflexivo)

15.      für (para, por)

16.      nicht (não)

17.      es (pronome pessoal, 3ªpessoa do singular neutro)

18.      sie (ela)

19.      er (ele)

20.      auch (também)