Estudar vocabulário é, sem dúvida, chato. Se não trazer resultado (ou seja, se você não conseguir decorar as palavras), e também frustrante e desmotivante. O que fazer então para não perder horas estudando sem conseguir aprender? A nossa dica é: prepare flashcards. Os cartõezinhos com palavras ou frases escritas em cima deles em dois idiomas (a palavra que você quer aprender na frente e a tradução dela no verso) têm feito muito sucesso no exterior (várias editoras atuando na área de ensino de idiomas lançaram conjuntos de flashcards prontos), mas no Brasil elas ainda não estão tão comuns assim. Chegou hora de começar a usá-los!

Fot. Caitlin Regan : flickr (flashcards)

Fot. Caitlin Regan : flickr (flashcards)

Você não precisa comprar flashcards prontos, pelo contrário, e melhor prepará-los por conta própria – assim como quando você procura uma palavra no dicionário, tende a lembrá-la mais facilmente que quando seu professor te passa a tradução pronta, quando você escreve algo (especialmente à mão), vai lembrá-lo com muito mais facilidade que quando você simplesmente lê a palavra escrita ou impressa por outros.

Funciona assim: primeiro você lê a palavra na lingua original, e depois vira o cartão para ver a sua tradução. Repita a palavra algumas vezes em voz alta, tentando imitar a pronúncia e a intonação dos nativos e em seguida, passe para a próxima palavra. Tente estudar pelo menos 5 palavras novas por dia. O dia depois comece revisando o vocabulário que você aprendeu ontem e somente depois passe para o próximo. Continue fazendo assim até os flashcards acabarem. Revise tudo de novo e comece a preparar flashcards novos.

Já que os cartõezinhos são pequenos, você pode levá-los em qualquer lugar que você for. Aproveite para estudar alemão enquanto está na fila no banco ou em um intervalo depois do almoço. A aprendizado vira ainda mais fácil, se você criar desenhos (ou colar fotos) que representam as palavras escritas nos flashcards – associando o vocabulário a imagens, você o lembrará muito mais fácil!